Galeria

Cirurgia Plástica: Nariz

Algumas partes do corpo nos incomodam ou acabam ganhando mais atenção do que gostaríamos, não é? Muitas vezes a atenção extra é dada por nós e temos a sensação de que todos acabam nos enxergando da mesma forma.

As leitoras pediram para abordarmos o assunto e resolvemos separá-lo em partes. O post hoje é sobre rinoplastia estética.

O que é

A Rinoplastia, é a modificação da forma do nariz e é, hoje,  um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica. A manobra permite diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, mudar a forma da ponta ou do abaulamentos no dorso.

Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada deverá ser estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências de cada tipo de rosto.

Se a sua escolha coincidir com o tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter. Clareza, por parte do cirurgião e paciente, é imprescindível. Tenha certeza de que foi entendida e estude com cuidado o que é oferecido.

Quem já fez

Ah-há. Sabia que se pulasse essa parte choveria leitora caindo de curiosaidade. Como não quero que ninguém se machuque, vamos lá… Entre as famosas, saibam quem já fez:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Risco

Pergunte ao médico sobre todas as vantagens e riscos envolvidos com o procedimento. A noção do que seja risco é importante. Ter risco, não significa que um problema vai ocorrer com certeza, e sim que pode ocorrer em um pequeno número de situações, que com cuidado e atenção do médico e do paciente pode ser diminuído a números muito baixos.

Quando a cirurgia é executada por um profissional qualificado, experiente e devidamente certificado, os riscos são baixíssimos e aproximam-se de zero.

Após a cirurgia, podem aparecer pequenos vasos avermelhados na região do nariz, que apesar de pequenos, podem ser permanentes. Caso isso incomode e você queira corrigí-los, será necessário  submeter-se a um novo tratamento.

As cicatrizes da rinoplastia costumam não ser facilmente perceptíveis. Eventualmente, é necessário um complemento à cirurgia inicial, para corrigir pequenas imperfeições. Não se trata de um engano ou falta de experiência, mas uma situação que ocorre com certa frequência e que faz parte do tratamento.

Informar-se quanto aos riscos controla emoções e mitos, dando segurança ao ato médico, para o paciente e o cirurgião.

Não omita histórico médico pessoal e familiar. Sua segurança está acima de qualquer desejo. Transparência diminui riscos.

Indicações

A Rinoplastia pode melhorar a aparência e a sua autoconfiança, mas não mudará a posição que você ocupa na sociedade. É preciso entender que essa é uma mudança interna e que ajudará em sua auto-estima e confiança, mas não mudará as pessoas ao seu redor.

Os candidatos ideias para a rinoplastia são pacientes que procuram melhoras e não perfeições. Devem ser fisicamente saudáveis, psicologicamente estáveis e realistas em suas expectativas.

Os cirurgiões preferem operar após a fase de crescimento, que normalmente finda-se entre os 14 ou 15 anos para as meninas e um pouco mais tarde para os meninos.

Planeje a cirurgia

A consulta inicial com o cirurgião plástico é muito importante. O cirurgião ouvirá sua história médica completa, então avaliará seu caso tanto do ponto de vista da cirurgia proposta, como do ponto de vista clínico.

Um bom cirurgião além de solicitar exames laboratoriais, encaminhará você para outras avaliações com médicos especialistas (cardiologista, anestesista e outros clínicos, se necessário).

Informe seu médico quanto a alergias, medicamentos que vêm consumindo, frequência com a qual consome álcool, prática de exercícios ou tabagismo. Até os detalhes mais específicos, que podem parecer dispensáveis, são importantes nessa fase e podem trazer consequências inesperadas. Boa comunicação entre você e seu médico é essencial.

O cirurgião também explicará as técnicas e a anestesia que usará, o tipo de hospital onde a cirurgia será executada, os riscos e custos, e quaisquer opções envolvidas que você possa ter ou precisar.

Seguro de Saúde

A maioria de apólices de seguro não cobre a cirurgia estética; entretanto, se o procedimento é executado para propósitos de correção de deformidades, ou um problema respiratório, o plano poderá arcar parcialmente com os gastos. Nesse caso é necessário obter uma autorização prévia do seguro.

Pré-operatório

O cirurgião lhe dará instruções específicas sobre como se preparar para cirurgia. Orientação com relação à alimentação, bebidas, fumo, e ingestão de certas vitaminas e uso de medicamentos. Siga cuidadosamente as instruções que ajudarão sua cirurgia a correr de forma perfeita.

Peça para uma amiga, mãe ou irmã acompanhá-la no dia da cirurgia e afaste-se das atividades físicas e profissionais pelo número de dias que o cirurgião orientará.

Alguns cuidados:

► Se você fuma, deverá evitar o hábito por pelo menos 2 a 3 semanas antes do procedimento. E só voltar depois de 2 a 3 semanas;

► Evite exposição solar intensa antes de cirurgia;

► Mantenha uma dieta equilibrada com muitas fibras no período que antecede a cirurgia;

► Infecções, como gripe e resfriados adiam a cirurgia, assim como infecções da pele da face;

► Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito exageradas nas vésperas da cirurgia;

► Obedeça à orientação de jejum dada pelo seu médico

Pós-operatório

A cirurgia dura, aproximadamente 2 horas.

Depois da cirurgia, durante as primeiras vinte e quatro horas seu rosto estará inchado e o seu nariz poderá doer. Alguns pacientes sentem dores de cabeça. Esses incômodos são controlados por medicamentos prescritos pelo cirurgião. Planeje repouso em casa nos primeiros dias, com a cabeça deitada.

Inchaço e hematomas poderão piorar por 2 a 3 dias. Compressas frias reduzem o inchaço e fazem você se sentir melhor. A maioria dos sinais da cirurgia desaparece dentro de 3 semanas.

Um pequeno sangramento nasal é comum durante os primeiros dias da cirurgia, e você poderá sentir o entupimento do nariz durante algumas semanas. Durante 1 semana, você não deverá assoar o nariz fortemente.

O tampão nasal, se houver, será removido depois de alguns dias e você se sentirá mais confortável.

Algumas recomendações:

► Seguir rigorosamente as orientações dadas pelo cirurgião;

► A Alimentação é livre no segundo dia após a cirurgia, mas prefira a alimentação mais leve e saudável;

► Evite sol, vento ou friagem nos três primeiros dias;

► Cuidados especiais para com o gesso ou o imobilizador: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a típica tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”;

► Evite praia no período de 30 a 45 dias. Poderá, entretanto, expor-se ao sol ocasional, a partir do 3o;

► Não usar óculos, até que seja autorizado. Caso seja imprescindível a utilização dos óculos, solicite orientação ao seu médico sobre como fazê-lo;

E, meninas, não se preocupem com a forma inicial do nariz. Ele passará por formatos intermediários até chegar à fase final.

Informem-se MUITO antes de escolher o médico que fará a cirurgia. Busquem também informações sobre a equipe e o anestesia entre amigos e na internet.

Ah, e passem aqui para contar como ficou depois! 😀

Beijo grande!
Amanda Freitas.

Algumas fontes: http://hypescience.com/rinoplastia-plastica-narizhttp://www.naturale.med.brwww.cremesp.org.brwww.cfm.org.br.

Anúncios

2 comentários em “Cirurgia Plástica: Nariz

  1. Adorei o post… Eu vou fazer e ando lendo bastante sobre o assunto. Tem coisa que quero saber, mas não tenho coragem de perguntar a ninguém. Fico anotando para perguntar ao médico que eu escolher (e vou fazer isso, claro). Mas, quero saber agora! Hehe… Isso foi um achado, obrigada!

Comente esse post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s